"Que Marravilha", novo programa do chef Claude Troisgros, desmistifica a gastronomia

Claudia Lima

enviada especial ao Rio de Janeiro

  • Alexandre Campbell

    O chef francês Claude Troisgros

    O chef francês Claude Troisgros


Com uma programação bem servida de programas voltados à gastronomia, o canal GNT estreia nesta quinta-feira mais uma atração do gênero. O programa "Que Marravilha", é comandado pelo chef francês Claude Troisgros e sucede seu último trabalho na emissora, "Menu Confiança", que permaneceu no ar de 2005 a 2009.

Em seu novo programa, Claude decidiu dar uma mãozinha a telespectadores que não têm a menor intimidade com as panelas. Na primeira parte da atração, ele leva seu convidado – que se inscreveu previamente no site do canal – para fazer compras no mercado ou em uma feira livre, onde, juntos, escolhem os ingredientes.

Depois, seguem para a cozinha de Claude, ou melhor, do Bistrô 66, restaurante tocado por seu filho, Thomaz. Ali, ele prepara a receita e dá todas as dicas para que o aprendiz consiga reproduzir o prato em casa, na terceira parte do programa. Nesta hora, Claude atua como juiz ao lado de outros convidados do participante e no final, avalia a performance do aluno e a apresentação do prato com notas de um a dez. "Não temos competição entre as pessoas e nem uma eliminação. Por isso digo que é um reality show light", avalia.

Assim como outras atrações do canal, a ideia do "Que Marravilha" é se aproximar mais do público. "O conceito do programa é totalmente diferente do Menu Confiança, onde mostrávamos mais a alta gastronomia. Hoje, estou mais preocupado em fazer uma comida simples com algum toque de sofisticação", diz Claude. "Percebi que as pessoas estão mais interessadas nos detalhes e estou adorando isso", completa.

Durante o processo de seleção dos participantes, a equipe de produção recebeu mais de 100 vídeos. "Vimos imagens de pessoas com idades e histórias diferentes e a ideia foi mostrar exatamente isso no programa", diz Ric Ostrower, 41, diretor da atração. "Temos um mosaico de gente que sabe cozinhar, gente que não sabe e até gente que é denunciada pelos amigos. O mais importante é que, para participar, a pessoa não precisa necessariamente gostar de gastronomia, mas se interessar pelo tema", completa.

No primeiro episódio, a escritora Paula Gicovate prepara uma receita de Bobó de Camarão para a irmã que veio da Alemanha. Ela, que não sabia cozinhar, não só levou nota nove do chef, como repetiu o prato em outras ocasiões e arriscou outros, como risoto. "O que achei mais legal de tudo isso foi ter criado uma relação com a cozinha. Agora, ela faz parte da minha história", conta.

"Que Marravilha" vai ao ar quintas, às 22h, com reprise sextas, às 4h30 e as 10h; sábados às 12h30 e domingos às 18h30, pelo canal GNT.

UOL Cursos Online

Todos os cursos