Dia do Miojo: pato, presunto cru, camarão e até lagosta entram nas receitas de aniversário

Do UOL, em São Paulo

  • divulgação

"A paz está garantida quando não se está com fome".  Foi pensando nisso, que há 54 anos, no dia 25 de agosto, no Japão, o Sr. Momofuku Ando, teve a ideia de adaptar o tradicional Lámem japonês em um prato que ficasse pronto em apenas três minutos.  E assim, da necessidade de diminuir as longas filas para comprar alimentos após a 2ª Guerra Mundial, durante o período de racionamento de comida, nasceu o Miojo. 

No Brasil, o macarrão instantâneo só chegou em 1965 e, desde então, é reconhecidamente um democrático matador de fome para os impacientes, salvador de acampamentos e de estômagos famintos na madrugada. E para comemorar mais um aniversário, 14 chefs brasileiros renomados foram convidados a criar diferentes preparos para o macarrão instantâneo. Pato, caramarão, presunto cru e até lagosta entraram na dança para incrementar o Miojo nosso de cada dia. 

O compilado dessas receitas chega às livrarias de todo o país neste sábado (25) com o título "Meu Miojo – Receitas e Histórias". Participam da homenagem chefs como Carla Pernambuco (Carlota), Emmanuel Bassoleil (Skye), Erick Jacquin (La Brasserie), Morena Leite (Capim Santo), Edinho Engel (Amado), Carlos Ribeiro (Na Cozinha) e Pier Paolo Picchi (TrattoriaPicchi).

Além dos preparos, a publicação traz histórias relatadas em primeira pessoa sobre a relação dos chefs com o macarrão. Com tiragem limitada de 4 mil exemplares e preço sugerido de R$ 39,90, toda a arrecadação dos direitos autorais será doada para a ONG Banco de Alimentos. Abaixo você confere algumas das receitas que estão no livro:

 

 

Serviço:
Meu Miojo – Receitas e Histórias
Preço sugerido: R$ 39,90
Editora Bocatto, 2012
100 Páginas

Lançamentos:
São Paulo: Livraria Cultura do Conjunto Nacional, dia 25 (sábado), das 12h às 15h
Rio de Janeiro: Livraria Argumento, Leblon, dia 25 (sábado), das 17h às 20h
Recife: Livraria Cultura, Paço Alfândega, dia 25 (sábado), das 11h às 14h
Porto Alegre: Livraria Saraiva, Praia de Belas Shopping, dia 25 (sábado), das 11h às 14h

UOL Cursos Online

Todos os cursos