Tangerina: no auge da safra, essa é a melhor hora de explorar a fruta na cozinha

Giulia Moretti

Do UOL, em São Paulo

Das frutas cítricas, a sua temporada é das mais deliciosas. E quando elas chegam às prateleiras, entre abril e maio, é o perfume que denuncia para o deleite de seus fãs, que é tempo de tangerina.

Agora, passados os meses de euforia e toda aquela vontade da fruta- de origem asiática e adorada pelos brasileiros- é hora de explorá-la na cozinha. Afinal, elas estão em seu melhor momento, no auge da safra- que termina em meados de setembro.

Raio_X

A tangerina, como toda fruta cítrica, é famosa pelas doses de vitamina C, mas é rica também nas do tipo A e B. Amiga da dieta, carrega poucas calorias e a cada 100 gramas, são só 40 calorias.

No Brasil, seus nomes são muitos: mexerica é o mais conhecido deles –é chamada assim no Sudeste e no Centro-Oeste. No Sul, atende por bergamota ou vergamota, especialmente entre os gaúchos.

Já no Nordeste, é a laranja-cravo. No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é chamada poncã (que também é uma variedade, aquela grande e de casca grossa);

No Maranhão e no Piauí, é conhecida como tanja- talvez uma forma popular de abreviar o tangerina. Em Curitiba, ela recebe o curioso nome de mimosa.

Suas possibilidades são muitas, a começar pelos preparos mais usuais como geleias, compotas e caldas. Mas a versatilidade das tangerinas vai além das receitas doces.

Renata Cruz, chef do Amici, em São Paulo, sabe bem disso. "Tangerina é sem dúvida uma das minhas frutas preferidas, pelo sabor e pela lembrança do cheiro dela na mão quando eu era pequena", comenta a chef.  A cozinheira é conhecida pela cozinha comfort food, aquela de memória e que, sobretudo, carrega lembranças aconchegantes de casa.

E bem ao seu estilo, ela ensina a preparar três receitas que provam que sim, a fruta pode circular no reino da cozinha salgada. É o que mostram as sugestões que ilustram essa reportagem. A começar pelo chutney de tangerina, damasco e cachaça, encorpado molho de frutas perfeito para servir com entradinhas como pães, torradinhas e queijos -e nesse caso, o brie funciona muito bem.

Já uma alternativa para variar o preparo de aves com pitada agridoce – e que quase sempre levam laranja-  a ideia da chef é apostar na tangerina, que combinada com a sálvia na sobrecoxa de frango, cumpre a tarefa com louvor.

Mas como ninguém é de ferro, não poderíamos deixar de ter uma sobremesa,  por isso, nada melhor que fechar a refeição com estilo com um bolinho, que ainda é perfeito para devorar com café.

UOL Cursos Online

Todos os cursos