Claude Troisgros reuniu time de chefs em evento beneficente

Larissa Januario

Do UOL, em São Paulo

Fazer o bem ao próximo e ao mesmo tempo à própria alma. Com esse mote aconteceu neste domingo (12), São Paulo a Copa Gastronômica Gols pela Vida.
O evento realizado na Sala São Paulo reuniu grandes nomes da gastronomia nacional e internacional com o objetivo de oferecer comida de qualidade a preços acessível e, de quebra, reverter os lucros ao Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, voltado para o tratamento de doenças da infância.

Confira os melhores momentos da Copa Gastronômica
Veja Álbum de fotos

"Nosso objetivo aqui é somar forças a favor de uma causa nobre que se tornou pessoal para mim desde que conheci a fundação há dois anos em Curitiba", contou o chef francês radicado no Brasil e padrinho do evento, ClaudeTroisgros. O  cozinheiro reuniu um time de peso para a missão.

Além dos nacionas Helena Rizzo, Carla Pernambuco, Rodrigo Oliveira, Emmanuel Bassoleil, Morena Leite, Charlô, Thomas Troisgros, Roberta Sudbrack, Katia Barbosa, Celso Freire e Laurent Suaudeau, vieram ao Brasil especialmente para o evento os internacionais Inaki Aizpitarte, Ignácio Echapresto e Ken Hom.

"Eu sempre trabalhei com causas nesse sentido, e nesse caso, além do meu interesse pelo Brasil e pela instituição, atendi ao pedido do meu amigo Claude, a quem eu jamais falaria não", conta o chef norte-americano descendente de chineses, Ken Hom, que se diz um admirador da cozinha brasileira. "Quero muito estudar mais os peixes amazônicos, eles me encantaram".

Para o chef basco Inaki Aizpitarte, a visita também teve sabor especial. "O Brasil tem excelentes produtos e uma cozinha muito criativa. Fiz um mix da minha experiência com os ingredientes daqui", conta o chef, que serviu um prato à base de palmito pupunha e mariscos.

Os encantos brasileiros também tocaram o chef espanhol Ignácio Echapresto. "O Brasil reúne vários mundos em um só país, isso é mágico. Provei o melhor chocolate do mundo, o caju e pimenta-de-cheiro. Sabores inesquecíveis que vou levar comigo", revela o cozinheiro que serviu uma receita com sardinha e pimentão assado e queijo.

Para Laurent Suaudeau, outro chef francês que também adotou o Brasil como pátria e desde o final da década de 70 levanta, ao lado de Troisgros, a bandeira da valorização do produto brasileiro, eventos como esse são resultado de muito trabalho. "Houve uma época em que era muito difícil encontrar produtos nacionais e ainda ter que lidar com a falta de aceitação do público, que queria a comida internacional nos restaurantes", lembra Saudeau. "Ter hoje um evento como esse lotado e com tal padrão de organização prova que estávamos certos", complementa Claude.  

E a resposta ao sucesso vem em continuidade. Troisgros conta que novas edições do evento já têm datas marcadas. "Vamos levar a iniciativa a Paris em outubro e em maio de 2013 a Nova Yorque com o mesmo objetivo de usar a gastronomia para levantar dinheiro para a Fundação Pequeno Príncipe". 

UOL Cursos Online

Todos os cursos