De brownies a embutidos, mercados de rua de Londres têm explosão de cores e sabores

Juliana Zambelo

Do UOL, em Londres

Visitar uma feira de comida em Londres é uma das experiências mais divertidas, saborosas e baratas que se pode ter na capital inglesa. Nelas, o aspecto multicultural da cidade é ampliado e celebrado no encontro da culinária de países diversos.

Enquanto em São Paulo eventos abertos em que a comida é um dos focos principais ainda engatinham, no centro britânico as guloseimas preparadas e vendidas nas calçadas vêm passando por uma revalorização.

Segundo o jornal "The Observer", a comida de rua com ingredientes de boa procedência e preparada por cozinheiros de talento oferece hoje o que há de mais excitante na culinária britânica. Para o "The Guardian", a qualidade desses produtos é cada vez maior e a crise econômica contribui para atrair curiosos e clientes fiéis.

"Hoje as pessoas dão mais valor aos produtos da estação e produzidos na região", afirma Fabiana Matos, brasileira que vende suas receitas próprias de molho pesto na feira Hackney Homemade, no norte da cidade.

A feira semanal foi revitalizada em fevereiro deste ano e surge como a mais nova alternativa para londrinos e turistas. Também ao norte, próximo ao Hackney Homemade, o Broadway Market atrai, todos os sábados, uma multidão de famintos.

Ao sul do Tâmisa reina o Borough Market, mercado de rua mais antigo da capital, com séculos de história e cerca de 100 barracas com comidas prontas e produtos para levar para casa. Perto dali, a poucos minutos da roda gigante London Eye e do Big Ben, o Real Food Market é uma opção mais organizada e espaçosa.

Todas as feiras têm em comum a diversidade. Nelas, o aroma é estonteante, uma mistura de carne frita (de pato, porco, cordeiro e até canguru), curry, paella, tortas, queijos, café quentinho, pães e bolos frescos. Escolher o que comprar não é fácil, mas dá para saciar a curiosidade com as amostras oferecidas pelos vendedores. 

Na hora de comer, sentar é quase sempre impossível e a melhor saída é procurar um canto menos movimentado. No entanto, a comida se revela tão especial que ninguém se importa com as trombadas e os encontrões.

Serviço:
Borough Market
Quando:
de quinta a sábado
Onde: 8, Southwark Street
www.boroughmarket.org.uk

Real Fodd Market
Quando: de sexta a domingo
Onde: Southbank Centre, Belvedere Road
www.realfoodfestival.co.uk

Broadway Market
Quando: sábados
Onde:  próximo ao metrô Bethnal Green
www.broadwaymarket.co.uk

Hackney Homemade
Quando: sábados
Onde: St John's Church Gardens, próximo à estação de metrô Hackney Central
www.hackneyhomemade.com

UOL Cursos Online

Todos os cursos