Bienal do Livro tem lançamentos e eventos com foco em gastronomia

Do UOL, em São Paulo

  • divulgação

    Com 240 m², o espaço Cozinhando com Palavras oferece aulas interativas e debates

    Com 240 m², o espaço Cozinhando com Palavras oferece aulas interativas e debates

A 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa nesta quinta (9), vem com diversas novidades para os amantes de gastronomia. Além do lançamento de inúmeros livros sobre o tema, o evento contará com um espaço gourmet, o Cozinhando com Palavras, com 240 m2 e capacidade de 116 lugares, onde acontecerão aulas interativas e debates mesclando comida e literatura.

No local, o curador responsável pelo espaço, o chef paulistano André Boccato, da Editora Boccato, receberá chefs-autores para ministrar as aulas e participar dos debates. Estão previstas cerca de quarenta atividades, inclusive para o público infantil.

Entre os nomes convidados estão a chef carioca Flávia Quaresma, em debate sobre gastronomia e saúde; o chef peruano Gastón Acurio, que falará do evento Mistura, mercado gastronômico que acontece em Lima, no Peru; o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, que fala sobre receitas da cozinha baiana e o chef Tsuyoshi Murakami, que abordará a comida japonesa em São Paulo. Outro que estará por lá é o chef francês radicado no Brasil Claude Troisgros, que lançará o seu livro "As Melhores Receitas do Que Marravilha!", baseado no seu programa de TV de mesmo nome veiculado no canal GNT.

Além do título de Troisgros, outras obras gastronômicas serão apresentadas na Bienal desse ano. Da editora Globo, serão lançados ainda "Pizza do Faustão", do apresentador Fausto Silva e Massimo Ferrari e "Jamie - 30 Minutos e Pronto", do chef inglês Jamie Oliver.

O selo Senac Editoras lançará 14 publicações gourmet entre elas, "Natural – Simples, Saudável e Saboroso (Sobremesas)", de Alain Ducasse; "Cozinha da Saúde – Hábitos e Receitas para uma Vida Saudável", de Ferran Adrià, Valentin Fúster e Josep Corbella; "Chocolates & Doçaria da École Lenôtre" volumes I e II; "Brasil Sabor Brasília – Segredos dos Chefs 2012" e "Minidicionário de Enologia em 6 Idiomas".

Comendo literatura

Quem não puder ir até a Bienal do Livro também poderá entrar no clima do Cozinhando com Palavras. O restaurante Na Cozinha, no bairro dos Jardins, em São Paulo, oferecerá até o dia 19 um menu em homenagem à escritora paraibana Ana Rita Suassuna e seu livro "Gastronomia Sertaneja" (Editora Melhoramentos), um dos lançamentos do evento literário.

O chef da casa, Carlos Ribeiro, servirá apenas durante o jantar pratos inspirados na cozinha sertaneja. Entre eles, cubinhos de queijo de coalho assados com melaço de cana, com leve toque de pimenta dedo de moça, guisado de porco com feijão verde temperado com coentro, maxixe, quiabo e bolo de mandioca.

Serviço:

22º Bienal do Livro
Quando: 9 a 19 de agosto de 2012
Horário: das 10h às 22h
Programação completa do Cozinhando com Palavras: http://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br/Programacao-Cultural/Gourmet/

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo, SP
Tel.: (11) 2226-0400.
Ingresso: R$12 (inteira)


Restaurante Na Cozinha
Rua Hadock Lobo, 955, São Paulo, SP

UOL Cursos Online

Todos os cursos