Cidade da Bélgica abriga museu dedicado à história da batata frita

Eduardo Vessoni

do UOL, em Bruges

Entre canais bucólicos e construções medievais de Bruges, as batatas fritas parecem ganhar status de atração turística. A paixão que os belgas têm pelo produto não só ganhou fama internacional como também foi responsável pela criação de um curioso museu dedicado ao assunto.  

Esta cidade localizada a uma hora de Bruxelas abriga o Fritemuseum ('Museu da Batata Frita', em português), uma inusitada homenagem a um dos pratos mais populares de toda a Bélgica (acredite, os belgas se orgulham disso) e do mundo.

Mais do que uma overdose do assunto (com direito a cheiro de batata sendo frita na hora que vem da lanchonete do subsolo), o museu é uma visita à história deste tubérculo desde sua utilização, há mais de 10 mil anos, na região andina do Peru e da Bolívia até a sua popularização na Bélgica.

A atração abriga mais de 400 objetos antigos como vasos incas e está localizada no interior de um edifício erguido no século 14, onde também estão expostos aparelhos domésticos para cortar batatas, cartazes publicitários e réplicas de estabelecimentos comerciais antigos.

Considerado único no mundo em seu gênero, o museu conta curiosidades que apreciadores destes pedaços calóricos fritos de batata nunca devem ter imaginado.

Este tubérculo comestível possui uma das maiores variedades (só no Peru existem mais de quatro mil tipos diferentes de batata), cuja primeira referência em território europeu é de 1537; e a expressão 'french fries' ('fritas francesas', em tradução literal para o português) tem origem na Primeira Guerra Mundial, quando soldados belgas que falavam francês ofereceram pedaços de batata a combatentes americanos.

O Velho Continente dos castelos e das construções antigas consegue surpreender até na hora de contar a história de sua gastronomia, ainda que seja sobre simples batatas fritas.

Segredo (quase) de Estado
Dizem que a fama da tradicional batata frita preparada na Bélgica se deve a seu modo especial de preparo em dois estágios de fritura. Ficou curioso? Conheça aqui o passo a passo para preparar uma legítima batata frita à moda belga:

* Descasque as batatas na hora em tiras de 10 a 13 milímetros de espessura. Lave e deixe secar antes de fritá-las;
* Utilize gordura bovina não refinada para fritá-las. Tradicionalmente, utilizava-se também uma mistura com gordura de cavalo;
* Fritura: ela acontece em duas etapas. Primeiro, frite as batatas por seis minutos a uma temperatura entre 130° e 140°C. Remova-as da frigideira, retire o excesso de óleo e deixe-as repousar por,  aproximadamente, 10 minutos;
* Volte a fritá-las de um minuto e meio a 3 minutos de acordo com o tamanho da batata a uma temperatura de 170º
* Escorra o óleo e tempere com sal

Dicas Preciosas:
  *Não utilize o mesmo óleo mais de 10 vezes;
 * Nunca misture óleo novo com óleo usado;
 * Evite utilizar o mesmo óleo para fritar outros alimentos;
 * Não deixe pedaços de batatas fritas no óleo;
 *Caso o óleo não seja usado com frequência, é necessário substitui-lo para evitar a oxidação
 

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos