Chefs se reúnem para o festival gastronômico da Temporada do Pinhão de Visconde de Mauá

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Lombo de porco recheado com pinhão e purê de batata doce e ameixa assada, um dos pratos finalistas do ano passado em Visconde de Mauá

    Lombo de porco recheado com pinhão e purê de batata doce e ameixa assada, um dos pratos finalistas do ano passado em Visconde de Mauá

Entre os dias 18 e 20 de maio, acontece a 20{ edição do festival de Gastronomia de Visconde de Mauá. Organizado há vinte anos pela chef Mônica Rangel durante a Temporada do Pinhão de Visconde de Mauá, o festival gastronômico local esse ano reúne 15 chefs convidados de 11 estados do Brasil.

O objetivo do evento é a preservação da identidade cultural da região e sua relação com o pinhão, fruto da araucária, árvore típica da região. "Me sinto responsável pela preservação dos frutos  dessa terra e também da cultura culinária regional.", conta Mônica, que é chef do restaurante Gosto com Gosto.

Durante o festival, os cozinheiros promoverão atividades como aulas, jantares e degustações. Entre os participantes deste ano estão Daniela Martins (Lá em Casa/PA), Flavia Quaresma (consultora/RJ), Guga Rocha (consultor e apresentador do "Homens Gourmet"/SP), Heiko Grabolle (consultor/SC), Joca Pontes (chef do Ponte Nova/PE), Marcia Pinchemel (consultora/GO), Rodrigo Martins (chef do Vino!/SP), Tanea Romão (do Kitanda Brasil/MG), Teresa Corção (do Navegador/RJ), Tereza Paim (do Terreiro Bahia/BA) e Wanderson Medeiros (do Picuí Gourmet/AL e SE).

A programação começa na sexta-feira (18) com almoço de abertura no restaurante Gosto com Gosto, especializado em cozinha mineira e um dos mais tradicionais de Mauá. Depois, tem início a bateria de aulas show, onde os chefs apresentam receitas que representem sua cozinha e técnicas.

À noite, o jantar comemorativo será elaborado por Tereza Paim, Joca Pontes, Wanderson Medeiros e Daniela Martins. No sábado( 19), as aulas começam pela manhã e vão até a noite. Nos dois dias, os chefs e o público poderão participar também do projeto Sabores da Montanha, que apresenta produtos artesanais e orgânicos da região.

Para encerrar, acontece o Concurso Gastronômico, onde um júri composto por chefs e jornalistas, além de um júri popular, elegem os melhores pratos criados por cozinheiros e profissionais da região, que usarão o pinhão como ingrediente das receitas. Os vencedores ganham nas categorias entrada, principal e sobremesa.

No domingo (20) mais três aulas fecham as atividades gastronômicas em Visconde de Mauá. Mas a Temporada do Pinhão permanece com programação sociocultural e ambiental durante todo o mês de maio, com destaque para o Programa Sabor, Arte e Meio Ambiente, onde 100% das escolas do Ensino Fundamental e Médio na região recebem oficinas e concursos de culinária para adolescentes. Será trabalhados temas como conceitos da gastronomia como arte, desenvolvendo a criatividade em relação à combinação dos ingredientes, sabor e decoração dos pratos, além de destacar a sua importância para o crescimento sócio econômico de Visconde de Mauá e vizinhos.

Movimento Brasil à Mesa
Durante o festival acontece também, em Visconde de Mauá, a primeira Assembleia Geral da Associação Brasil à Mesa. A entidade liderada por Mônica Rangel já reúne mais de 30 chefs de 14 estados brasileiros, além de jornalistas e pesquisadores do setor.

O encontro dos associados marca a abertura das atividades do Movimento Brasil à Mesa, que se propõe a pensar estratégias e ações que valorizem os insumos brasileiros, preservem nossa cultura culinária regional, incentivem a pesquisa e ainda auxiliem no desenvolvimento de pequenos produtores e dos profissionais do setor.

O encontro visa também a promoção da gastronomia brasileira tanto no país quanto no exterior. O movimento pretende ter comissões com representantes em todos os estados do Brasil, cada um colaborando com a sua gastronomia regional. 

Durante as atividades, representantes da Embratur e do Ministério do Turismo estarão presentes para, junto da Associação Brasil à Mesa, lançar o Grupo de Turismo Gastronômico  (GTG), que terá como objetivos preservar, desenvolver e promover em diversos âmbitos a cultura culinária brasileira. "Esperamos que esta cooperação com o poder público possa alavancar com muito peso as nossas ações de valorização da gastronomia do Brasil.", afirma Mônica Rangel.

Programação

Salão do Pinhão: 3 de maio a 10 de junho, no Centro Cultural de Visconde de Mauá. Sabores da Montanha (degustação e comercialização dos produtos da terra cultivados ou produzidos na região, como doces, cachaça e truta): 18 e 19 de maio, na Escola Estadual Antonio Quirino.

Tour Gastronômico: roteiros de bares e restaurantes integrados à temática do festival.

Tour aos setores de cultivo e beneficiamento dos produtos da terra: durante todo o festival.

Degustações de vinho: importadores oferecem treinamentos aos proprietários de restaurantes e garçons, no Centro Cultural de Visconde de Mauá.

Menu do jantar festivo
COUVERT (Tereza Paim): Pão de dendê e pinhão, grissini e vatapá; mousse de maturina manteiga de pinhão

ENTRADA (Tereza Paim): Caldinho de feijão com mousse de coco e caldinho jerimum com gorgonzola

PRIMEIRO PRATO (Wanderson Medeiros): Filé de truta com purê de batata doce e hortelã

PRATO PRINCIPAL (Joca Pontes): Paleta de cordeiro grelhada na manteiga de garrafa, molho do assado ao perfume de mel de engenho, tomate tostado coberto com farofa de terreiro e vegetais na chapa.

SOBREMESA (Daniela Martins): Bolo de rolo de cupuaçu com sorvete de creme e calda de chocolate

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos