Chefs prestam homenagem às mães em releituras de pratos que ficaram na memória

Larissa Januário,

do UOL, em São Paulo

Uma data como do Dia das Mães merece ser comemorada no restaurante preferido, em outro recém- aberto e cheio de novidades. Mas se a festa for em casa, por que não presentear sua mãe com uma receita que faz parte de sua história? Ou mesmo reproduzir as receitas da infância dos chefs.  

A pedido do UOL Receitas e Restaurantes, Alex Atala, do D.O.M. e Dalva e Dito (SP), César Santos (Oficina do Sabor) em Recife, Paula Labaki, do Lena Labaki Catering, Raphael Despirite, do Marcel e Thiago Castanho, do Remanso do Peixe, em Belém, reviraram seus baús gastronômicos em busca de receitas feitas por suas mães que nunca saíram de suas memórias.

"Uma vez pedi de aniversário um quilo de bife pra minha mãe. E ainda gosto muito desse prato. Para mim, é como estar em casa", conta Atala sobre a receita trivial da mãe, Otávia.

Outra que tem boas lembranças é a chef Paula Labaki, do bufê Lena Labaki Catering. "Ela sempre fazia o franguinho recheado com presunto parma. E gostava não só de preparar esse prato como também de comer", revela a chef sobre o prato que sempre vinha acompanhado de uma saladinha de folhas verdes.

Em Belém, Thiago Castanho e seu irmão Felipe têm na torta de banana as memórias mais doces da infância. "Gostamos tanto dessa receita que fizemos uma reconstrução que hoje é servida no restaurante", conta Thiago.

Já Raphael Despirite, do francês Marcel, inspirou-se na melhor receita da sua mãe: o Hachis Parmentier. "Esse é um 'classicão' lá em casa. O prato é uma espécie de escondidinho francês com carne moída e batatas ", ensina.

César Santos, chef do Oficina do Sabor em Olinda, tem no cabrito a sua grande lembrança. "Essa receita tem sabor de infância pra mim. Era a grande especialidade da minha mãe", revela. A receita original de Dona Edelvita Santos, foi revisitada pelo filho e acabou virando o prato com o inventivo nome de três purês arretados de bom e canela de cabrito. "O sabor bem regional me traz boas lembranças".

UOL Cursos Online

Todos os cursos