Festival Comida Di Buteco promove petiscos de bares em 15 cidades

Larissa Januário

do UOL, em Belo Horizonte e São Paulo

Começa nesta sexta-feira (13) o festival Comida di Buteco. Depois de 13 anos elegendo e celebrando os melhores petiscos de bares da cidade de Belo Horizonte (MG), o concurso será realizado simultaneamente em mais 15 cidades do Brasil.

Desta vez, serão 41 participantes, número máximo estabelecido pela organização. Do total, sete botecos são estreantes, 31 estiveram presentes em 2011 e outros três retornam ao evento.

Os estabelecimentos que participam do Comida di Buteco são selecionados previamente pelo idealizador do evento, o gastrônomo Eduardo Maya. Anualmente, ele visita em torno de mil bares no Brasil e no mundo. "Apesar de ser um evento super consolidado em "BH", não significa que é fácil de organizar. Como o público já o conhece e o aguarda, precisamos nos desdobrar para que o sucesso seja condizente com tamanha expectativa", revela a sócia-fundadora do festival, Maria Eulália Araújo.

Como ocorre desde 2008, o propósito é estimular a criação de petiscos mais inovadores e ligados às raízes da culinária estadual. Por isso, na dinâmica do concurso, cada estabelecimento deve criar um tira-gosto para participar. "Esta também é a primeira vez que vamos cobrar um ingrediente como tema obrigatório em algumas cidades", conta Maria Eulália.

Em Minas, este ano a estrela é o queijo (frescal, padrão ou artesanal), considerado patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em Goiás, os ingredientes são o baru, a gueroba e o milho. Nos demais estados, o tema será livre.

Pelo Brasil
Neste ano, o Comida di Buteco ocorre simultaneamente até 13 de maio em outras 14 cidades do país. Rio de Janeiro, Goiânia, Salvador, Belém, Manaus e Fortaleza são as capitais que participam, além de Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia, no interior de Minas Gerais e Campinas, Ribeirão Preto, Rio Preto, no interior paulista.

A cidade de São Paulo também estreará no festival em 2012, mas só no mês de julho -ainda sem data definida. Os participantes da capital paulista não precisarão exercitar a criatividade para entrar no concurso -serão selecionadas receitas do cardápio vigente das casas.

No geral, os petiscos concorrentes não podem se repetir, nem entre os botecos e nem nos 10 anos subsequentes a cada edição. A eleição será feita por jurados ocultos pré-selecionados e pelo público, que percorrerão as casas e avaliarão -com notas de zero a 10- quesitos como a higiene do local, o atendimento e a temperatura da cerveja.

O peso do júri e do público é de 50% cada. Depois, os votos serão computados pelo Vox Populi de forma qualitativa. Para anunciar o vencedor cada cidade terá sua Festa da Saideira, mas apenas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro serão abertas ao público.

Informações:

http://www.comidadibuteco.com.br/

UOL Cursos Online

Todos os cursos