Rotisseries são boa opção para levar refeição de chef para casa

Do UOL, em São Paulo

Para aqueles dias em que a família e os amigos vêm para o almoço, mas a vontade ou o tempo para cozinhar são curtos, uma boa saída são as rotisseries. O nome vem da técnica culinária de preparar assados em máquinas à lenha, gás ou elétricas, mas acabou se tornando sinônimo de lugares que vendem comida pronta, evoluindo para além dos tradicionais frangos assados.

Chefs renomados abriram espaços com o intuito de oferecer seus pratos em formatos para se comer em casa. Há opções para todos os gostos: massas frescas, molhos, pratos vegetarianos, saladas, terrines, quiches, tortas, focaccias e antepastos. Nas rotisseries de hoje é possível levar pra casa uma refeição completa, inclusive com as guarnições.

Algumas casas trabalham sob encomenda -é preciso ligar antes para fazer o pedido. Outras têm sempre pratos prontos à pronta entrega para aquela emergência. Em alguns casos também há oferta de ceias completas para datas comemorativas como Natal e Reveillon. Inclusive para um número grande de pessoas.

Diferente dos bufês, essas casas geralmente não oferecem serviço de entrega, aparatos e equipe para montagem e execução do evento. A ideia é apenas levar a comida pronta, ou quase, para casa. Como no caso das massas que podem ser assadas ou cozidas na hora de comer. Geralmente, o cliente é quem busca os pratos e ele mesmo se encarrega de servi-los.    

O UOL Receitas e Restaurantes faz um roteiro com rotisseries onde você pode encontrar opções para uma boa refeição de última hora. Confira abaixo:

Alimentaria
Além de restaurante, a casa do chef Sérgio Arno funciona também como rotisserie. No cardápio, massas, carnes, guarnições e outros pratos tradicionais em São Paulo, como o cuscuz à paulista, feito com farinha de milho e camarão.
Rua Pedroso Alvarenga, 500, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3167-3609

Carciofi
Inicialmente especializada em antepastos tradicionais, a casa oferece também terrines, quiches, paninis, carnes, massas e sobremesas que podem ser levados para casa ou consumidos, por peso, no próprio local. Destaque para a lasanha napolitana e para o galletto al limone, assado nos finais de semana.
Rua Professor Vahia de Abreu, 388, São Paulo, SP
Tel.: (11) 2638-2632

Felice e Maria
O carro chefe da Felice e Maria, rotisserie do chef piemontês Massimo Ferrari, com certeza é a porchetta feita de leitão desossado, amarrado e assado. Há também massas e outros pratos típicos da cozinha italiana, tudo para pronta entrega. Muitos pratos são acomodados na travessa de vidro, prontos para irem à mesa.
Rua Helion Póvoa, 65, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3849-2504

Armazém Neka Menna Barreto
Depois de 25 anos com seu bufê, a banqueteira Neka Menna Barreto passou a oferecer seus pratos em uma loja no estilo rostisserie. Além de pratos prontos para servir, a casa oferece também congelados e sobremesas. Destaque para a terrine de gorgonzola e mascarpone com nozes e uvas.
Rua Gaivota , 1497, São Paulo, SP
Tel.: (11) 2506 1330

Pasta em Casa
O chef Celso Vieira Pinto oferece massas e pães artesanais, como a focaccia, elaborados com farinha de grano duro. Além de molhos e antepastos inspirados nas regiões do Piemonte e Toscana, na Itália. Tudo pronto, no balcão ou para entrega em domicílio.
Rua Profa. Almerinda Dutra, 65, Salvador, BA
Tel.: (71) 3334 7232

Rosticceria Picchi
O chef italiano Pier Paolo Picchi oferece em sua rostisserie um menu variado que inclui massas secas, molhos, caponata e assados. A  casa oferece também pratos clássicos sob encomenda, como a bracciola recheada com bacon e pimentão.
Rua Doutor Eduardo de Souza Aranha, 318, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3842-0900

Pastifício Pissani
Especializado em massas, o Pissani tem como diferencial a oferta de "pastas" frescas recheadas para pronta entrega. Destaque: o panzotti de queijo de cabra com azeitonas pretas. O cliente leva pra casa e cozinha rapidamente na hora de comer. O cardápio da casa muda sazonalmente.
Alameda Franca, 1413, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3081-6847

UOL Cursos Online

Todos os cursos