Ana Luiza Trajano cria menu com influências portuguesas no seu Brasil a Gosto

Da Redação

A chef Ana Luiza Trajano é famosa pelos seus menus inspirados em diferentes estados do Brasil depois de suas viagens e imersões pelo país. Mas dessa vez, a dona do Brasil a Gosto foi mais longe e buscou em outro país as referências para o novo cardápio. Em parceria com o chef alentejano Vitor Sobral, do restaurante Tasca da Esquina, Ana traz para a mesa receitas que combinam Brasil e Portugal a partir de 26 de março.

O menu inédito é resultado da viagem da chef a Lisboa na companhia de Sobral. Nas andanças pela região Alentejo ela experimentou frutos do mar bem diferentes dos brasileiros. Também teve a oportunidade de provar os típicos doces de ovos portugueses, os embutidos e o famoso porco preto. "Fiquei impressionada ao descobrir que a maioria das receitas brasileiras é na verdade inspirada nas tradições portuguesas. Temos uma influência muito forte de Portugal em pratos tão corriqueiros que nem percebemos a importância desse país em nossa culinária", explica a chef.

 

Para abrir a refeição, além do bolinho de bacalhau, há a sardinha portuguesa em salmoura com salada de legumes ao molho vinagrete de coentro e hortelã. As sugestões para prato principal são a açorda de camarão – prato típico da região do Alentejo a base de sopa, pão, coentro e frutos do mar como camarão e mexilhão e a paleta de porco em baixa temperatura ao molho de melaço e quiabo, purê de abóbora e tangerina. Para sobremesa a encharcada com pavê gelado de creme de nata, maracujá e suspiro. O jantar pode ser harmonizados com vinhos portugueses. O menu degustação completo sai por R$230.

Em paralelo à temporada do menu português, a casa também apresenta uma exposição da design Julia Fraia com peças inspiradas nos ladrilhos portugueses, intitulada "Ora Pois".

Brasil a Gosto
Rua Professor Azevedo do Amaral, 70 – São Paulo, SP
Tel.: 11 3086-3565
www.brasilagosto.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos