Alex Atala lança miniarroz cultivado no Vale do Paraíba e ensina receita fácil de Arroz Doce

Denerval Ferraro Junior

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Alex Atala com Gustavo Succi (à direita) e o produtor Chico Ruzene: chefs podem ajudar agricultores de pequena escala a distribuir sua produção a um público maior

    Alex Atala com Gustavo Succi (à direita) e o produtor Chico Ruzene: chefs podem ajudar agricultores de pequena escala a distribuir sua produção a um público maior

O chef paulistano Alex Atala, proprietário dos restaurantes Dalva e Dito e D.O.M., considerado o sétimo melhor do mundo pela revista "Restaurant" , lança mais uma empreitada. Dessa vez não se trata de um restaurante novo, ou mais um livro. Atala é um dos sócios do projeto Retratos do Gosto, que levará ao consumidor comum uma linha de produtos culinários geralmente usados por profissionais da gastronomia.

O primeiro ingrediente é o miniarroz, uma variedade inédita no Brasil, plantada por Francisco Ruzene no Vale do Paraíba, em São Paulo. "Quando o Chicão me procurou, oferecendo o arroz negro que ele estava cultivando, constatei a ótima qualidade do produto", disse Atala no lançamento do projeto, este mês em São Paulo. "Acho que nós chefs podemos ajudar esses agricultores de pequena escala a distribuir sua produção. O consumidor tem interesse em experimentar produtos regionais".

A boa acolhida do chef Atala empolgou Chicão Ruzene, que passou a cultivar outras variedades de arroz (vermelho, basmati, arbório) e já ajudou dez agricultores do Vale a fazer a transição do tipo agulhinha para os arrozes especiais, com o fornecimento de sementes, o apoio na colheita, o beneficiamento e a venda das sacas.

Para fazer o projeto funcionar, o chef se associou à MIE Brasil, empresa de desenvolvimento de marcas de alimentos orientadas para um consumo mais consciente. Gestora da marca, cabe à MIE criar um selo comum para os produtos, bem como as embalagens, e resolver a parte burocrática e operacional da distribuição regular e estruturada.

O miniarroz será vendido, a princípio, nas unidades do supermercado St. Marché (12 lojas em São Paulo), nas versões polido e integral. O preço sugerido é de R$ 15 (pacote de 500 g) e R$ 23 (1 kg).

No lançamento, o chef preparou um menu no qual todos os pratos levaram o ingrediente, como bolinho de arroz integral com catupiry, manteiga de garrafa e abóbora, arroz tostado com tangerina e tomate pera, risoto de vôngole, arroz de galinha d'angola, pipoca de arroz caramelizada com banana e arroz doce, que você confere a receita aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos