Recupere-se da folia com receitas que ajudam a repor as energias

Rafael Illuminato

Do UOL, em São Paulo

Todo Carnaval tem seu fim. E depois de pular atrás de blocos, trio elétrico, escolas de samba e de beber como se não houvesse amanhã, nada melhor do que passar um tempo em casa e preparar receitas fáceis para repor as energias.

Que tal começar com um suco cura ressaca para hidratar e melhorar a sensação de cansaço? A bebida leva água de coco, abacaxi, limão e hortelã e é pura saúde.


Segundo a chef Flávia Mariotto, da Mercearia do Conde, o limão estimula a produção de sucos gástricos e tem efeito ligeiramente laxante.  A água de coco é um hidratante que repõe naturalmente líquidos e sais minerais, mantendo o organismo em equilíbrio. Ela tem a composição semelhante à do soro fisiológico, auxiliando a reidratação do organismo. É um a bebida leve, saudável e com baixas calorias, pode ser consumida em qualquer situação.

Já o abacaxi é rico em bromelina, uma enzima com propriedades anti-inflamatórias que ajuda a manter a pele saudável. Por fim, a hortelã, além de refrescante, facilita a digestão.               

Caldos também podem ser bons na hidratação, pois ao mesmo tempo em que alimentam, fornecem mais sustância. O clássico caldo verde é rico em carboidratos, e a receita do restaurante O Bacalhoeiro ainda pode ser considerada leve por não levar óleo nem linguiça, geralmente presente neste prato.

Se achar que calor e caldo não andam juntos, opte pela sopa fria de tangerina com pimenta dedo-de-moça, tomate e salsão. Exótica, hidrata e é fonte de Vitamina C, boa para quem está com os sintomas da ressaca pós-folia.

Finalize sua recuperação com uma massa integral. A receita do Pecorino Bar e Trattoria leva camarões, alho, óleo e peperoncino, um tipo de pimenta.

UOL Cursos Online

Todos os cursos