Caldos caseiros dão mais sabor às suas receitas. Veja como preparar

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Atelier Gourmand

    Substitua o caldo pronto pela versão artesanal e terá uma receita mais autêntica e saborosa

    Substitua o caldo pronto pela versão artesanal e terá uma receita mais autêntica e saborosa

Preparar um risoto, assar uma carne ou até mesmo fazer uma versão de arroz mais elaborada. No preparo de receitas, é comum encontrarmos o uso de caldos de carne, legumes, frango e peixe. E na hora da pressa e pela praticidade, optamos pelo caldo em cubinhos: basta dissolvê-los em água quente e colocá-los na panela.

Mas acredite: substitua o caldo pronto pela versão artesanal -usualmente chamada de fundo pelos chefs de cozinha- e você terá uma receita mais autêntica e muito mais saborosa, sem aquele gostinho artificial que os caldos industrializados trazem por causa da adição de conservantes.

O UOL Receitas e Restaurantes conversou com professores da escola profissionalizante Atelier Gourmand, em São Paulo, e colheu receitas práticas para preparar seu próprio caldo de carne, galinha, legumes ou peixe em casa.

Uma boa dica para aqueles que, como a maioria, não conseguem se programar com antecedência na cozinha, é tê-los preparados de véspera. Você pode congelá-los em porções necessárias para as suas receitas, utilizando-os posteriormente.

UOL Cursos Online

Todos os cursos