Banqueteira ensina fazer cinco pratos fáceis e saborosos para arrasar no Réveillon

LIS COSTA

Colaboração para o UOL

  • Divulgação

Chegou o momento de despedida do ano e a última refeição de 2011 precisa ter estilo e praticidade. Seja em uma festa simples na praia ou um pouco mais elaborada na cidade, a ceia deve impressionar os convidados não só pelo sabor como pela apresentação.

Acertar todos os detalhes desta refeição de Ano Novo sem perder muito tempo não é uma tarefa simples. Mas a chef Rita Atrib, do Buffet Petit Comité, em São Paulo, é uma especialista no assunto.

Há cerca de 20 anos preparando jantares e coquetéis para festas, Rita atende dezenas de pessoas no final de ano que não têm tempo de preparar uma ceia em casa.

Para os leitores do UOL Receitas e Restaurantes, ela dá dicas para um bom resultado à mesa e ensina cinco pratos de sua ceia de Réveillon.

Respeitar as superstições da data faz parte da brincadeira. Aves que ciscam para trás, como o peru, são deixadas de lado. Aproveite então para contar com a sorte dos ingredientes como a romã, que simboliza a prosperidade, e fazer um arroz com a fruta. "É de fácil preparo e a romã deixa o arroz com uma apresentação ótima", diz a chef.

A decoração dos pratos também é um ponto importante na hora de servir. Abuse de ervas e hortaliças para finalizar, como a ciboulette na salada de grãos e o ramo de tomilho, que decora o rosbife. Pratos e louças bonitas também são essenciais. Por isso, se for para uma casa de veraneio, certifique-se do que tem em mãos para montar a mesa.

Não deixe de antecipar a elaboração das receitas. Quanto menos tempo perder na cozinha no dia 31, melhor. "O arroz já pode deixar refogado, o filé-mignon do rosbife temperado, a massa da torta toffee pré-assada e a salada de grãos pode até ser feita no dia anterior", ensina Rita.

E não se esqueça de comprar tudo com antecedência, já que as cidades menores não costumam ter todos os ingredientes à mão, como é o caso do xarope de romãs, somente encontrado em grandes supermercados e lojas especializadas.

Com todas as dicas colocadas em prática, o Réveillon tem tudo para ser um sucesso para entrar em 2012 com pé-direito.

UOL Cursos Online

Todos os cursos