Livro conta a história do frango da antiguidade aos dias de hoje

Da Redação

  • Divulgação

Resgatar a importância histórica do frango na gastronomia é o tema do livro de Ricardo Maranhão. A obra conta com a parceria da rede de restaurantes Galeto's, que está  comemorando  40 anos, e é ilustrada com fotos de Luna Garcia.

"O Frango – História e Gastronomia" (ed. Usina da Edição, 176 pg., R$ 145) é umas das primeiras obras a dedicar-se com profundidade ao tema, e certamente não poderá faltar na estante de todo gourmand que se preze.

Com prefácio do crítico gastronômico Josimar Melo, o livro traça a trajetória da ave nas receitas da antiga Índia, no Império Romano, nos banquetes religiosos da Antiguidade e na Idade Média.

E ainda pesquisa sua preferência entre os árabes da expansão islâmica e analisa o galináceo superenfeitado das cortes européias, até chegar ao preparo dos restaurantes elegantes, flambado, sob montanhas de trufas ou molhos dourados de manteiga e creme.

Contar essa longa história é também contar um pouco da nossa, já que o Brasil, ao lado dos EUA e da China, é um dos três maiores produtores da ave no mundo .Pratos tradicionais brasileiros e receitas do mundo inteiro enriquecem ainda mais a obra.

UOL Cursos Online

Todos os cursos