Chefs enfrentam aventura a 50 metros do chão para preparar jantar

LIS COSTA

Colaboração para o UOL

Se você passar perto do Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, e vir uma mesa dependurada num guindaste, não se assuste. Até o dia 13 de dezembro, os paulistas têm a chance de conhecer o evento Dinner in the Sky, que em sua segunda temporada em  2011 promove jantares a 50 metros de altura.

Desde 2009 no Brasil, o Dinner in the Sky convida chefs de cozinha a pilotar refeições para 22 comensais em uma mesa presa a um guindaste e erguida em um cenário agradável da cidade. Além da capital paulista, o evento virou atração nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Aventura no céu
Criado na Bélgica em 2004 e hoje presente em mais de 40 países, o Dinner in the Sky é uma aventura não só para quem come, mas também para quem prepara a refeição.

 "O chef precisa pensar em pratos que respondam bem em locais abertos e se preocupar com o vento", diz Paula Labaki, do Lena Labaki Catering, chef responsável pelos cozinheiros convidados desta edição.

Para a execução dos pratos, os chefs têm uma cozinha montada em um contêiner no solo, equipada com fogão, geladeira, freezer e microondas. Ali, eles deixam tudo preparado, e só fazem a montagem e finalização na mesa, já que não têm acesso ao fogo quando estão nas alturas.

Juliano Valese, chef do restaurante paulistano Torero Valese, teve essa experiência em maio deste ano e enfrentou mais um desafio: o medo de altura. "Eu ainda estava com oito jornalistas especialistas em gastronomia. Coloquei minha cara à tapa, mas faria tudo de novo", diz.

Nesta edição, nomes como Viko Tangoda, do bufê Viko Gastronomia, Carlos Ribeiro, do restaurante paulistano Na Cozinha, e Duca Lapenda, do pernambucano Pomodoro Café, já estão confirmados para os jantares.

Em São Paulo, os jantares já ocorreram em locais como o Jockey Club e agora está no famoso clube de Santo Amaro. Para esta edição, a novidade está na venda direta de ingressos ao público. "Antes trabalhávamos com ações exclusivas para empresas. Agora os interessados podem comprar diretamente conosco", diz Eduardo Lovro, diretor comercial da Mídia Foods, empresa detentora da marca no País.

O jantar completo, com quatro pratos, cervejas, vinhos e água, custa R$ 600 por pessoa. É imprescindível fazer sua reserva antes.

Serviço:
Dinner in the Sky

Clube Hípico de Santo Amaro
R. Visconde de Taunay, 508, Santo Amaro, São Paulo, SP
Reservas pelo tel: (11) 3729-2346 ou pelo e-mail dinnerinthesky@midiafoods.com.br
Informações: www.dinnerinthesky.com.br/hotsite/

UOL Cursos Online

Todos os cursos