2º Festival de Gastronomia Orgânica traz soluções apetitosas para refeição saudável

BÁRBARA STEFANELLI

Da Redação

Começa nesta quinta-feira (24) o 2º Festival de Gastronomia Orgânica, realizado no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital paulista, onde já acontece toda terça-feira e sábado uma feira de alimentos orgânicos. Gratuito, o evento vai até sábado (26) e conta com mesas de debates e oficinas de alimentação em sua programação.

Como parte do festival, nos dias 25 e 26, respectivamente, o tradicional restaurante francês Marcel e o ZYM Café também vão preparar jantares feitos 100% com alimentos orgânicos - para degustar o cardápio especial e pago, é necessário fazer inscrição com antecedência por telefone.

Adepto dos orgânicos, Raphael Despirite, chef do Marcel, conta que sempre vai à feira da Água Branca para comprar os alimentos do restaurante. Preocupado com o que serve para os seus clientes, o cozinheiro diz que cerca de 60% dos produtos usados no Marcel são orgânicos, já que esses são mais saudáveis e ainda oferecem maior experiência gastronômica.

"O orgânico tem mais sabor. Além de não ter agrotóxico, é produzido na época certa. Portanto, o alimento sempre está no seu auge, diferentemente dos outros produtos [de mercados convencionais], que dão no ano inteiro, mas não têm a mesma qualidade", explica.

Para a noite de degustação do festival, ele revela que vai preparar vários pratos vegetarianos -todos feitos com produtos orgânicos-, como o Ravióli de Batata Doce e Castanhas e o Soufflé de Queijo e Espinafres, entre outros.

Benefícios dos orgânicos

  • Divulgação

    Leila D., organizadora do Festival de Gastronomia Orgânica


Para quem ainda não conhece muito bem o universo dos orgânicos, Leila D. (foto ao lado), organizadora do festival e chef do badalado restaurante de cozinha vegetariana Galleria Orgânica, explica quais são as diferenças entre esses alimentos e os "normais", comprados em supermercados convencionais.

"O alimento orgânico é cultivado sem agrotóxicos e ainda respeita uma ética social e ambiental, já que são sazonais, pois dependem da estação do ano, da lua e da terra em que são cultivados", diz. Por não levarem venenos durante o plantio, o preparo da terra do orgânico é feito com adubos naturais e a própria disposição de alimentos no plantio também é diferente, já que há uma troca de nutrientes entre cada tipo de vegetal, legume ou fruta.

Ainda segundo Leila, o produto orgânico é nutricionalmente mais potente e, já que não leva agrotóxicos, é melhor para a saúde. No entanto, na correria do dia a dia, nem sempre é possível manter uma alimentação completamente orgânica. Para quem enfrenta uma rotina sem muitos cuidados com as refeições, a chef receita levar lancheiras com frutas, castanhas e frutas secas para o trabalho. Tudo orgânico, claro.

Serviço:

2º Festival de Gastronomia Orgânica

Quando: de 24 a 26/11, das 10h às 21h (abertura no dia 23, às 19h, com exibição do filme "O Veneno Está na Mesa", de Silvio Tendler)
Onde: Parque da Água Branca (av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca - São Paulo - SP)
Quanto: Grátis (jantares saem por R$ 90, no Marcel, e R$ 60, no ZYM Café)
Informação e agendamento de jantar: (11) 3031-1715
Site: www.festgastronomiaorganica.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos