Aproveite os últimos dias da SP Restaurant Week para conhecer casas temáticas

GIULIA MORETTI

Colaboração para o UOL

São Paulo é sempre um prato cheio para quem gosta de comer bem. Vira e mexe, o roteiro gourmet da cidade ganha novidades. E hoje, o que parece estar no auge são as casas temáticas ou focadas em um ingrediente só.


Já pensou um restaurante todo dedicado ao arroz? Pois ele existe, está na capital paulista e o Restaurant Week pode ser uma boa oportunidade para conhecê-lo. Batizado de Oryza -arroz, em latim- fica no bairro de Higienópolis é voltado à cozinha contemporânea.

Lá, o menu especial para a estreia no evento, disponível somente no almoço, traz o ingrediente em todas as etapas da refeição, da entrada à sobremesa. Bons exemplos são o supli -típico bolinho de arroz italiano com queijo, risoto de beterraba ao molho rôti e riz au lait- arroz doce ao leite com calda de caramelo salgado e chocolate.

Já no Paellas Peppe, no Ipiranga, o foco é a tradicional cozinha espanhola e como o nome já sugere, o prato símbolo é a paella. Para o evento, a casa oferece para o jantar duas versões de sua receita famosa: paella del Pepe- com frutos do mar, legumes, carne de frango; ou paella Valenciana de la Huerta- sem carnes, elaborada com legumes e champinhon.

E que tal aproveitar a chance de conhecer a autentica cozinha amazônica sem sair da capital paulista? Em pleno bairro da Bela Vista, zona central da cidade, está o restaurante Amazônia, que participa da festa no almoço e no jantar. Com sutis diferenças, em ambos os períodos, os cardápios trazem bolinho de piracuí, costela de tambaqui com purê de mandioquinha e seleção de sorvetes regionais como tapioca, açaí e bacuri.

Mais uma tendência que ganhou a capital é a cozinha peruana. E uma das receitas mais características dessa culinária é destaque no Suri Ceviche Bar, em Pinheiros. Lá, durante o jantar, eis a chance de provar o famoso ceviche clássico mixto- peixe branco marinado no limão com camarão e lula.                 

Aos gourmets mais saudáveis, a dica é o almoço do Le Manjue Bistrô, na Vila Nova Conceição. Este é primeiro restaurante todo orgânico do país, título que é certificada pelo IBD- órgão que regula o setor.

Saladinha de quinoa com azeite de rúcula e castanha do Pará, jambalaya de polvo com pimentões, alho-poró e macadâmias e potinho de brigadeiro de cacau estão entre as sugestões especiais para o Restaurant Week e mostram que comida saudável pode sim ser gastronômica e saborosa.

A 9º edição do Restaurant Week acontece entre os dias os dias 5 e 18 de setembro. Os menus são compostos de entrada, prato principal e sobremesa e custam R$ 31,90, no almoço, e R$ 43,90, no jantar. Bebidas, serviço e couvert não estão inclusos no preço.
 
Serviço:

Oryza
Rua Mato Grosso, 450, Higienópolis
Tel. (11) 3151-4463

Paellas Peppe
Rua Bom Pastor, 1660, Ipiranga
Tel. (11) 2843-0642

Amazônia
Rua Rui Barbosa, 206, Bela Vista
Tel. (11) 3142-9264

Le Manjue Bistrô
Rua Domingos Fernandes, 608, Vila Nova Conceição
Tel. (11) 3034-0631

Suri Ceviche Bar
Rua Mateus Grou, 488, Pinheiros
Tel. (11) 3034-1763

Veja a programação completa em www.restaurantweek.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos