"G-9 da gastronomia" assina declaração de sustentabilidade para inspirar jovens chefs

CRISTIANA COUTO

Colaboração para o UOL

Alguns dos cozinheiros mais influentes do mundo apresentaram neste domingo (11) uma declaração-síntese do papel do cozinheiro contemporâneo. 

Denominado Declaração de Lima, o texto foi firmado durante a quarta edição do evento internacional de gastronomia Mistura 2011, que acontece até o dia 18 em Lima, no Peru.

Fazem parte do grupo de cozinheiros, conhecidos como "G-9", o espanhol Ferran Adrià, Gaston Acúrio - idealizador deste que é o maior evento de gastronomia da América Latina, dono de 32 restaurantes em vários países e promotor da cozinha peruana no mundo -, René Redzepi, (restaurante Noma, na Dinamarca), o brasileiro Alex Atala (D.O.M.), Massimo Bottura (La Osteria Francescana, na Itália), Dan Barber (Blue Hill, nos EUA), Michel Bras (Bras, na França) e Yukio Hattori (Hattori Nutrition College, no Japão). O inglês Heston Blumenthal (The Fat Duck, na Inglaterra), também membro do G-9, não pode comparecer ao evento.

Segundo Acúrio, a Declaração de Lima - uma carta aberta aos cozinheiros do futuro - "representa de maneira simples e acessível um discurso comum, que pode inspirar jovens cozinheiros de todo mundo". Suas linhas gerais reforçam o papel múltiplo do cozinheiro, em suas relações com a natureza, o desenvolvimento sócio-econômico, a transmissão do conhecimento e a ética. "É um ponto de partida, não um ponto final", emendou o catalão Ferran Adrià.

O grupo de chefs também faz parte do conselho assessor internacional do Basque Culinary Center, a primeira universidade dedicada às ciências alimentares da Espanha, prevista para começar a funcionar ainda este mês. O G-9 promoveu sua reunião anual durante o Mistura.

A carta foi apenas um dos momentos impactantes do evento, que acontece desde o dia 9 de setembro e espera receber 300 mil pessoas no Parque de la Exposición. Verdadeiro encontro entre o público, produtores de alimentos e cozinheiros, o Mistura inclui uma extensa programação de palestras com chefs de vários países - à moda dos congressos gastronômicos mundiais, como o famoso Madrid Fusiòn.

Além dos cozinheiros do "G-9", chefs de países latino-americanos também marcaram presença. A brasileira Mara Salles, do Tordesilhas (SP), deu uma aula sobre farofas e Mikel Alonso, do restaurante Biko, na cidade do México, apresentou a cozinha de seu estabelecimento, que figura na influente lista da revista inglesa "Restaurant" como um dos cem melhores restaurantes do mundo.

Estão programadas ainda as apresentações de Rodolfo Guzmán, do restaurante Boragó, de Santiago (Chile), e dos peruanos Rafael Osterling, do Rafael, e Virgilio Martinez, do Central, ambos em Lima.   

Produtores
Mas este espaço é pequeno diante da imensidão de uma das grandes atrações – e particularidades – do evento Mistura, o Gran Mercado, espaço que reúne 225 produtores peruanos de frutas, tubérculos e cereais de diversas regiões do país. "Temos 80 variedades de mashuas, 100 de ocas e 50 de ollucos", explica um deles, referindo-se aos tubérculos parentes das batatas.

Ouras áreas do evento dedicam-se a apresentar os produtos e cozinhas do Peru, como a dedicada aos pães típicos, às cozinhas tradicionais e a restaurantes da capital. Outro destaque é a preparação do kankacho, cordeiro cozido 12 horas em forno, tradicional da região de Ayaviri.

UOL Cursos Online

Todos os cursos