Caramelo salgado e outras caldas dão charme e originalidade a sobremesas

BRUNO C. DIAS

Colaboração para o UOL

Para muitos, o encontro dos sabores salgado e doce é uma das expressões máximas das tantas alquimias que podem ser feitas na cozinha. Com essa aposta, alguns restaurantes se esmeram em tornar completa a experiência gastronômica na 9ª edição da SP Restaurant Week, oferecendo encerramentos elaborados, bem longe do trivial sorvete de creme.
 


Em seis casas, o caramelo salgado e caldas azedinhas e agridoces dão o toque de personalidade às sobremesas. Nada que vá estragar o doce sabor esperado ao final de almoços e jantares. "O sal tem a função de potencializar o sabor do açúcar", explica a chef Andrea Kaufmann.

No seu AK Vila, o caramelo salgado faz o contraponto à torta musse de chocolate ao leite. "É um contraste do doce tanto com o chocolate como com o açúcar do caramelo, além de uma brincadeira de texturas", conta Andrea, que junta ainda ao cremoso do caramelo e ao macio do musse o crocante de um praliné de nozes.

Paradoxo de sabores
Já no restaurante Oryza, a chef Daniela Amendola acrescenta creme de leite e flor de sal ao açúcar derretido em água e manteiga, fazendo uma densa calda para finalizar o riz au lait, o arroz doce francês. "A flor de sal em flocos realça o doce do açúcar, e o creme de leite dá maior consistência. Servimos a calda à parte, dando a possibilidade de cada um se servir com a quantidade que achar melhor", detalha a chef.

Mas não só o caramelo salgado faz bonito no quesito caldas especiais. Uma mistura de anis estrelado, cravo, canela e cardamomo dão o tom no pudim de abóbora servido como sobremesa no Oscar Café. "Na verdade, é a calda que dá o sabor ao prato, de textura consistente", comenta a chef Gabriela Herculiani. Ela usa essa combinação tanto em pratos doces e salgados. Mais agridoce, impossível.

Veja abaixo onde você pode provar sobremesas com algo mais.

Oryza
A calda de caramelo salgado tem consistência mais densa e dá o tom para o riz au lait, o arroz doce francês, feito com arroz arbóreo e creme de leite batido (somente almoço)
Onde: Rua Mato Grosso, 450, Higienópolis
Tel.: 3151-4463

Ak Vila
O doce da torta musse de chocolate ganha o contraponto do caramelo salgado. A brincadeira de texturas é completa com o crocante do praliné de nozes (somente jantar)
Onde: Rua Fradique Coutinho, 1.240, Vila Madalena
Tel.: (3231-44960
 

Oscar Café
A calda de especiarias, feita com cardamomo, cravo e canela, amplia os sabores do pudim de abóbora. A sobremesa é uma das opções disponíveis no menu apenas no jantar
Onde: Rua Oscar Freire, 727, Cerqueira César
Tel.: 3081-9298

Govinda
O Rasmalai é um típico bolinho de queijo indiano. Depois de cozido, é embebido em calda de leite adocicado, juntando os tons levemente salgados da massa e do pistache (somente jantar)
Onde: Rua Princesa Isabel, 379, Brooklin
Tel.: 5092-4816                                                                                                                             

Ça-Va Restaurant
O Mousse aux Menthe é uma musse de iogurte que leva uma brilhante calda de hortelã (somente jantar)
Onde: Rua Carlos Comenale, 277, Cerqueira César
Tel.: 3285-1017

Ban Kao
No restaurante do chef David Zisman, a Panna cotta de chocolate com pimenta é acompanhada com sorvete de tapioca coberto com calda de tamarindo (somente jantar)
Onde: Rua Manuel Guedes, 444, Itaim Bibi
Tel.: 3168-0662

UOL Cursos Online

Todos os cursos