Restaurante elabora menu especial para degustar e refletir sobre paz e harmonia

ERIKA KOBAYASHI

Colaboração para o UOL

Durante um mês, até 4 de setembro, o restaurante Hideki na Bela Vista, em São Paulo,reserva 20 lugares por noite durante o jantar para servir um menu degustação tradicional da culinária japonesa, conhecida como kaiseki.

A abertura do festival gastronômico aconteceu em uma data emblemática: 9 de agosto, exatamente 66 anos depois que uma bomba atômica devastou a cidade de Nagasaki, no Japão, colocando fim à Segunda Guerra Mundial. Tal episódio fez o Japão se desenvolver ao longo das décadas posteriores como uma potência da paz.

Faz sentido, portanto, apresentar uma refeição completa, para ser saboreada com calma, proporcionando uma reflexão sobre a posição do homem no planeta e também a harmonia, presente tanto no preparo dos pratos quanto no equilíbrio de sabores.

"Poderia ser um dia de prece, mas estamos festejando", comentou o artista Kaoru Ito, sobrevivente da bomba atômica de Nagasaki, durante a degustação do kaiseki, na abertura do festival

Comida para os olhos e alimento para o coração

No Japão, o kaiseki pode ser servido durante a cerimônia do chá e em datas comemorativas, como festas de aniversário. Os pratos servidos variam de acordo com o chef e a região do país. Kaoru Ito conta que em Nagasaki, alguns pratos do kaiseki têm carne de porco devido à influência dos portugueses na região.

O kaiseki do Hideki poderia ser simplesmente resumido em uma sequência de nove pratos que passam pelos cinco sabores – doce, azedo, salgado, apimentado e doce – e cinco métodos de preparo – cru, cozido, assado, ao vapor e frito – finalizado com uma sobremesa acompanhada de chá verde japonês.

No entanto, a refeição envolve um cuidado tanto no preparo quanto na escolha dos ingredientes, que variam conforme as estações do ano. "É preciso colocar sentimento no preparo", diz o chef Hideki Fuchikami. Além da intenção, o kaiseki preza pela estética e proporciona um estímulo aos sentidos. "Deve-se comer primeiro com os olhos", completa ele.

O conceito da refeição-reflexão se dá nas palavras do produtor Jo Takahashi, à frente da Do Cultural, organização que promove o evento junto com o restaurante. "Devemos pensar em paz e não nos esquecermos de que dependemos da natureza. Os erros do homem ao longo da história nos fazem pensar para não cometê-los de novo." Takahashi também define esta experiência como "um alimento para o coração".

 

Kaiseki do Hideki - Uma Refeição-Reflexão
Até 4 de setembro de 2011 (é necessário fazer reserva)
Preço:  R$ 165 por pessoa (parte da renda arrecadada será enviada para as entidades Ikoi no Sono, Kodomo no Sono, Yassuragui Home e Kibo No Ie, que atendem descendentes de japoneses com necessidades especiais)
Rua Treze de Maio, 1050, Bela Vista
São Paulo, SP. Tel.: (11) 5574-0045

UOL Cursos Online

Todos os cursos