Passeio interativo à fábrica de chocolate aguça os cinco sentidos

Da Redação

DENISE DE ALMEIDA*

Um passeio interativo pelo universo do chocolate, onde você usa os cinco sentidos. Essa á a proposta do "Tour Chocolover", passeio que a Nestlé acaba de inaugurar na sua fábrica em Caçapava (SP). Com 1,2 km de extensão, o percurso mostra o passo a passo da elaboração do doce de forma bem lúdica, explicando cada etapa com efeitos sonoros e visuais.

Quem atravessa esta espécie de "museu do chocolate" também sente com as mãos como é a textura da massa de cacau (uma das matérias-primas do doce), usa lunetas para ver de perto bombons deslizando por esteiras, consegue sentir o cheiro característico do chocolate e o calor dos ingredientes sendo derretidos.

No fim do trajeto, os chocólatras – ou "chocolovers", como a empresa prefere chamar – podem passar por uma loja com todos os chocolates comercializados pela marca no Brasil e comprar seus doces preferidos ou até criar uma caixa de bombons personalizada.

Alpino: o 1º bombom


O 1º bombom vendido pela Nestlé no Brasil foi o Alpino, em 1957. A partir de 1959, a guloseima deixou de estampar a marca Gardano (foto à esq.), empresa comprada pela Nestlé.

Hoje, 54 anos depois, a marca Alpino já foi usada em sorvetes, bebidas lácteas e até pó para fazer cappuccino.

Cacaueiros e som da mata

O passeio, que abriu ao público nesta segunda-feira (11), começa com um curto vídeo que conta como foi a chegada da marca suíça ao Brasil, 90 anos atrás, e sua evolução. Nesta primeira parte da visita também há uma maquete da fábrica, em que é possível identificar os setores pelos quais o visitante caminhará durante o tour.

O restante do caminho mostra todos os processos pelos quais as matérias-primas passam até virarem chocolate. A cada etapa há um botão para acionar uma narração explicativa sobre todos os processos -da colheita do cacau até o embalo do produto final. Pelos corredores também existem janelas que permitem ver a linha de produção.

Para dar a sensação de que o visitante está dentro do mundo do chocolate, cada espaço é ambientado: no espaço dedicado ao cacau, por exemplo, o visitante se sente no meio de uma plantação de cacaueiros e ouve até sons de mata. Em outra sala, há bancos que imitam tabletes de chocolates e muitas paredes são mostram antigas campanhas publicitárias da marca.

Cacau pelo mundo

Divulgação
Se você pensa que o Brasil é um dos maiores produtores de cacau do mundo, está enganado. Gana, Indonésia e Costa do Marfim estão muitas toneladas à frente neste quesito, como mostra uma das instalações do tour

Como interação é a marca do lugar, há telas onde dá para opinar sobre qual seria o melhor recheio para um chocolate (com opções que variam de doce de leite a açaí) e ainda escolher qual o bombom da marca é seu preferido. No final do trajeto, o visitante tira sua própria foto com a moldura que escolher. Assim, ele pode virar, ao menos por instantes, um mestre chocolatier.

As visitas guiadas ao "Tour Chocolover" custam R$ 10 por pessoa e acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário agendar dia e horário pelo site da atração. A reportagem do UOL Receitas e Restaurantes apurou que a intenção da Nestlé é ampliar, futuramente, este horário também para os finais de semana, mas ainda não há previsão de quando isto acontecerá.

 

* A repórter Denise de Almeida viajou a convite da Nestlé

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