No ar em "Malhação", Cris Nicolotti mostra seus dotes culinários com receita de Risoto

GERALDO BESSA

Do PopTevê

Cris Nicolotti é uma típica mulher moderna. Que além de cuidar da casa e dos filhos, precisa conciliar o tempo para sua carreira profissional.

No ar como a Vera de "Malhação", a atriz está cheia de projetos para este ano. "Tenho de me dividir em muitas. Moro em São Paulo e gravo a novela no Rio. Além disso, estou escrevendo um livro e ensaiando uma peça. Porém, não posso esquecer que tenho família", ressalta.

Por isso, ela aposta na praticidade para dar conta de todos os compromissos. De origem italiana – ela nasceu na cidade de Turim –, a atriz recorre a gastronomia fácil e saborosa de seu país na hora de ir para a cozinha. "São pratos rápidos e sem mistérios. Qualquer pessoa pode preparar uma boa massa ou risoto e ter um resultado gostoso e refinado", avalia Cris, que elegeu o risoto de gorgonzola com peras como sua especialidade.

  • JORGE RODRIGUES/CZN

    A atriz Cris Nicolotti separa os ingredientes para
    fazer Risoto de Pêras com Gorgonzola

Antes de encarar o fogão, a atriz preza por um pequeno ritual. Antes de qualquer coisa, uma taça de vinho tinto para dar inspiração. "Cozinhar é um prazer e sempre faço este prato para meus amigos. É preciso celebrar", empolga-se.

Depois disso, Cris gosta de arrumar, em potes, todos os ingredientes que vai utilizar. O local escolhido para preparar o prato foi o restaurante Porto Gigóia, localizado na Barra da Tijuca, mais precisamente às margens da bucólica Ilha da Gigóia, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

"Nem parece que estamos tão próximos do caos da cidade grande. Aqui tudo é mais calmo. Gosto muito da Ilha e do restaurante. Acho linda essa coisa de estar à beira d'água", conta a atriz, enquanto descasca e corta duas peras em pequenos cubos. "É importante que a fruta esteja dura. Assim ela não fica tão doce", ressalva.

Além das peras, é necessário picar duas cebolas e cortar 300 g de queijo gorgonzola em pedaços pequenos. "Muitas pessoas acham estranho misturar frutas e queijos. Mas garanto que não fica enjoativo e nem muito agridoce. Quem prova fica surpreso com o sabor", aposta Cris.

Depois disso, em uma panela grande, ela ferve um litro de água e dissolve dois tabletes de caldo de vegetais. Em outra panela, a atriz refoga, em fogo baixo, as cebolas picadas em 250 ml de azeite virgem.

Quando estão prontas, ela acrescenta 500 g de arroz arbório – próprio para risotos – e, depois de misturá-lo ao tempero, cobre aos poucos o arroz com o caldo de vegetais no risoto.  "Nesta etapa você pode colocar sal a gosto. Mas cuidado para não deixar muito salgado! E o grande segredo é não parar de mexer até ficar 'al dente'", ensina.

Quando o prato chega ao ponto certo, Cris desliga o fogo e acrescenta uma boa porção de manteiga, os pedaços de queijo e a pera. "A manteiga dá um toque especial ao prato. Pode botar sem pena. O gorgonzola vai derretendo no calor. Uma dica importante é colocar a pera por último, assim ela não fica mole", destaca.

O risoto dá para quatro pessoas e deve ser servido em um refratário. Na hora de servir, pode ser enfeitado com folhas de hortelã e incrementado com queijo parmesão ralado e pimenta do reino.

Para acompanhar a refeição, a atriz serve-se de mais uma taça de vinho. "É importante servir assim que sair do fogo. Depois de frio ele fica com um aspecto estranho", acredita Cris, que, atualmente, escreve um livro de título culinário: "Cigarros Que a Gente Fuma de Madrugada Na Mesa da Cozinha". "O livro tem uma temática adulta. Ele trata de coisas que a gente pensa e jamais vai falar para os outros", define.

UOL Cursos Online

Todos os cursos