Aprenda a fazer o Arroz Negro com Especiarias da cineasta Tata Amaral

CRISTINA TOLENTINO

Colaboração para o UOL

  • Tadeu Brunelli/UOL

    Tata Amaral aprendeu a fazer o Arroz Negro com Especiarias com a banqueteira Neka Barreto

    Tata Amaral aprendeu a fazer o Arroz Negro com Especiarias com a banqueteira Neka Barreto

Tanto na cozinha quanto no cinema, Tata Amaral começou com humildade. Antes de se tornar a diretora premiada de filmes como "Antonia", "Um Céu de Estrelas" e "Através da Janela", ela trabalhou muito como assistente de produção para outros diretores, fazendo de tudo um pouco nos bastidores.

Na cozinha, a mesma receita. "Fiz bastante 'assistência' antes de começar a cozinhar. Lavava, picava, ralava...", conta. "Depois, tive que me virar quando me separei. Aprendi na raça", lembra.

Com o tempo, a culinária e a própria cozinha ganharam mais importância em sua vida. "Eu e minha filha mudamos a estrutura da casa. Abrimos as paredes e transformamos a sala e a cozinha num ambiente só. É gostoso receber a família e os amigos e cozinhar para eles no mesmo ambiente", diz.  Desde então, nos finais de semana, é isso mesmo que ela faz.

Uma das receitas que Tata gosta de repetir é o Arroz Negro com Especiarias, que aprendeu na casa da banqueteira Neka Mena Barreto, mas que em sua cozinha teve algumas adaptações. "Nunca consigo fazer um prato igual ao outro, sou meio rebelde."

A melhor parte é que o prato também pode ser servido frio. "Ele é ótimo nos dias quentes e também para ocasiões em que posso prepará-lo de véspera", explica. Para acompanhar, a cineasta recomenda salmão defumado, salada verde e um bom vinho Chardonnay.

UOL Cursos Online

Todos os cursos