Dia da Independência do México é comemorado por restaurantes em São Paulo

Da Redação

  • Divulgação

    O Pescado Tikin Xic, é uma das sugestões de prato principal do restaurante Obá até domingo

    O Pescado Tikin Xic, é uma das sugestões de prato principal do restaurante Obá até domingo

Hoje, 15 de setembro, o México comemora o bicentenário de sua independência. E para festejar a data, alguns restaurantes mexicanos de São Paulo montaram menus com pratos especiais e música.

No Obá, quem dará o grito da independência será o restauranteur mexicano Hugo Delgado. Até domingo (19), a casa servirá um menu-degustação que inclui um petisco, quatro opções de entradas, quatro opções de pratos principais e quatro sobremesas por R$ 79.

Durante o jantar, o salão do restaurante será animado por mariachis que tocarão canções típicas. Entre os itens servidos estão as Gorditas patrióticas (R$ 13,50), duas tortillas recheadas com salsas vermelha e verde, queijo e cebolinha e a tradicional Chimichanga, recheada de pernil com chile e acompanhada de molho de abacaxi com pimenta.

Entre os pratos principais, o destaque é o Tikin Xik, linguado recheado de feijão preto em molho de urucum, banana da terra, tirinhas de tortilla e abacate. Como sobremesa, Pastel Tres Leches, que é na verdade um bolo molhadinho com três leites diferentes.

Mãe e filha, Antonieta Poza e Paulina Etchegaray preparam a festa no La Mexicana. No cardápio, Encilladas, tortillas de carne ou frango desfiado com salsa verde acompanhado de arroz vermelho, Pambazo, pão francês embebido em molho de pimenta e passado no azeite, Ceviche e Pozole, caldo de pimenta vermelha, milho e carne de porco acompanhado de alface, limão, rabanete e tostada. "Este é um prato servido no México quando temperatura está mais amena, justamente para esquentar o corpo", conta Paulina, sobre o prato típico da região onde nasceu, Queretaro, a 200 Km da Cidade do México e berço da independência.

Conexão Brasil-México
No restaurante Galani, no hotel Ceasar Park, quem assina o cardápio é a chef Lourdes Hernandez, famosa na cidade pelos almoços que promove em sua casa apenas com hora marcada.

Ela conta que preparou um cardápio bem festivo. "Quis mostrar uma conversa entre a cozinha mexicana tradicional e contemporânea, com ingredientes vindos diretamente do México", explica.

Para abrir os trabalhos, Lourdes começará servindo o "Entremes", composto por pequenas entradas, à escolha do cliente: Ceviche Verde, com tomate, azeitonas, manjericão, coentro e hortelã, Coquetel de Camarão, Machaca, uma espécie de carne seca mexicana e Guacamole.

A seguir, pode-se escolher como primeiro prato a Sopa de Tortilla, feita com pimenta, tortilla crocante, queijo e creme de leite azedo ou o Consomê Campineiro de Carne, que segundo ela, "ajuda a continuar tomando tequila".

Como pratos principais, as opções são o Chili Nogada, feito com castanha do Pará ou o Arroz Cremoso com Cuitlacoche (uma espécie de trufa mexicana), servido com rabada e sete tipos de pimenta. Para fechar o banquete, Flan de Chocolate ou Pudim de Arroz Basmati com Doce de Leite.

Lourdes ainda fará uma surpresa para quem passar por lá: Caipirinha de Priprioca. "Quis fazer uma homenagem aos brasileiros servindo uma criação do meu amigo Alex Atala", diz ela sobre o drinque que será servido com mescal no lugar da cachaça e pimenta vermelha. O cardápio vai até sexta

Veja onde provar especialidades mexicanas.

Galani: Rua Olimpíadas, 205. Tel.: (11) 3049-6689.

La Mexicana: R. Ministro Jesuíno Cardoso, 513. Tel.: (11) 3045-1383

Obá: R. Dr. Melo Alves, 205. Tel.: (11) 3086-4774
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos