13ª edição de festival em Tiradentes homenageia as mulheres da gastronomia

Da Redação

Começa nesta sexta (20), a 13ª edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes.Neste ano, a organização do evento escolheu o tema "Mulheres", numa tentativa de resgatar seu papel na história da gastronomia, área dominada majoritariamente por homens.

Toda a equipe responsável pela organização do evento é composta por mulheres – chefs, baristas, sommeliers e palestrantes - que durante 10 dias, trocarão experiências e impressões com o público em jantares, palestras, aulas de culinária e degustações.

"O festival foi o primeiro dedicado à gastronomia no país e sempre antecipou tendências. Achamos que seria natural, num momento em que temos várias mulheres comandando restaurantes de prestígio e ganhando estrelas no Guia Michelin, fazer um festival voltado a elas", diz Ralph Justino, idealizador e coordenador do festival.

Jantar com as estrelas
Os principais evento são os festins, jantares pilotados por algumas das melhores chefs do Brasil e do mundo. Entre os nomes que comandam as panelas sábado (21) e domingo (22) estão a holandesa Margot Janse, a inglesa Angela Hartnett, a francesa Rougui Dia e a brasileira Helena Rizzo.

Margot Jense, chef-executiva do restaurante do Hotel Le Quartier Français, na África do Sul e que ocupa o 31º lugar entre os melhores restaurantes do mundo, traz a Tiradentes toda sua experiência com produtos orgânicos.

  • Divulgação

    Chef Angela Hartnett, parceira de Gordon Ramsay no reality show "Hell's Kitchen", mostra influência italiana em Tiradentes

Ângela Hartnett, parceira do chef inglês Gordon Ramsay no reality show "Hell's Kitchen" e responsável pela cozinhas dos restaurantes Murano e York & Albany, em Londres, mostra sua cozinha com acento italiano em releituras modernas.

Rougui Dia, chef do Petrossian, considerado a melhor cozinha de caviar do mundo promete um jantar com a iguaria. A brasileira convidada nesta primeira etapa é a gaúcha Helena Rizzo, do Maní.

No final de semana de 27 e 28, é a vez de Reine Sammut, chef com uma estrela no Guia Michelin pelo restaurante Auberge de La Fenière, na cidade de Lourmarin, na França, trazer influências das cozinhas da Tunísia, Malta e Sicília.

Adeline Grattard, comanda o Yam'Tcha, em Paris, restaurante que tem como característica a mistura de chás com a culinária chinesa e asiática. Por fim, Pepa Romans, do Casa da Pepa (uma estrela no Michelin), mostra suas raízes espanholas. Do Brasil, a convidada é Bel, do restaurante Dui, em São Paulo.

Os festins acontecem sempre nas pousadas da cidade, Villa Paolucci e Pequena Tiradentes. Os preços ficam entre R$ 280 e R3 330. Durante todo o evento, restaurantes da cidade terão um cardápio criado especialmente para a ocasião. "

Quem quiser aprender a cozinhar, ouvir histórias, participar de degustações e saber mais sobre gastronomia pode participar dos cursos que serão ministrados nos dois finais de semana. No domingo (21), às 15h, a escritora e consultora gastronômica no Japão Mari Hirata lançará o livro "As Minhas Receitas Japonesas". Às 17h, é a vez da crítica Danúsia Bárbara, participar do lançamento de "Aromas e Sabores da Boa Lembrança". Para conferir o restante da programação, consulte o site.

Mesa redonda
O crítico da Folha de S. Paulo e diretor do site Basílico Josimar Melo comanda uma Mesa Redonda ao lado da cozinheira e escritora Nina Horta, da jornalista Danúsia Bárbara, a sommelière Deise Novakoski, a mestre cervejeira Cilene Saorin, além das chefs Margot Janse, Helena Rizzo, Ângela Hartnett e Rougui Dia.

Durante 10 dias o público presente no festival – a organização espera receber perto de 30 mil pessoas este ano – pode aproveitar, além das atrações gastronômicas, apresentações de circenses e teatrais, shows e exibição de filmes que têm a gastronomia como tema.


FESTIVAL INTERNACIONAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES
Quando: de 20 a 28 de agosto
Onde: Tiradentes – Minas Gerais
 


 

UOL Cursos Online

Todos os cursos