Jantar em São Paulo harmoniza perfumes com alta gastronomia

CLAUDIA LIMA

Editora do UOL Receitas e Restaurantes

  • Rafael Mosna/UOL

    Sorbet de Casca de Manga Verde, cenoura, cassis, pêssego e zimbro: aromas presentes no perfume "Un Jardinn sur le Nile", da marca francesa Hermès

    Sorbet de Casca de Manga Verde, cenoura, cassis, pêssego e zimbro: aromas presentes no perfume "Un Jardinn sur le Nile", da marca francesa Hermès

O programa parecia inusitado: um jantar em que a harmonização dos pratos seria feita com... perfumes! O evento, o "Scent Dinner"  "Perfume à Mesa", comandado pelo crítico de perfumes do "The New York Times" Chandler Burr, e pelo chef Simon Lau, dinamarquês radicado em Brasília, foi um dos mais concorridos –e caros– do "Paladar Cozinha do Brasil", ciclo de palestras, workshops e aulas sobre gastronomia que aconteceu em São Paulo de 30 de julho a 1º de agosto.
 
A ideia era reforçar que quando se fala em gastronomia, além do paladar e da visão, o olfato é um dos sentidos mais importantes na hora de degustar um prato. Mas, como transformá-lo em "vedete" num evento com tanto apelo ao sabor? A Chandler Burr cabia fazer o "menu olfativo", mostrando essências e perfumes. A Simon Lau, traduzir, em um prato, tudo o que fora sentido.

Logo que paguei os R$ 310 do ingresso e garanti minha reserva fui advertida: no dia do jantar era expressamente proibido usar perfume. Sim, porque nenhum aroma externo poderia desviar a atenção do assunto principal. Obedeci. Como fui uma das primeiras a chegar, pude observar a movimentação dos chefs na cozinha provando receitas e ajustando os sabores dos pratos que seriam servidos durante a noite. Mas num primeiro momento, o clima geral era de segredo: o cardápio seria uma surpresa.

Chandler Burr iniciou os trabalhos distribuindo pequenos pedaços de papel, onde eram borrifadas quatro essências que nós deveríamos provar, uma a uma e tentar adivinhar quais eram. Tarefa difícil, mas que depois de alguns palpites, começamos a acertar. "Cenoura!", "Cassis", "Zimbro" e "Pêssego". Ao final, juntamos todas as essências e aspiramos. Descobrimos que elas eram a base do perfume Un Jardin sur Le Nile, de Hermès. Chegava a hora de Simon Lau mostrar, no prato, os aromas que havíamos acabado de sentir: Sorbet de casca de manga verde (delicado e delicioso), purê de cenoura (bem leve), uma semente de zimbro, e uma esfera de cassis e pêssego que explodia na boca. Incrível: senti, de verdade, o gosto de tudo aquilo que havia cheirado.

A noite prosseguiu com outras essências, perfumes e pratos. Na segunda parte do jantar, descobrimos que baunilha, limão, canela e cravo são as matérias-primas que lembravam o cheiro da Coca-Cola. Ou do perfume Black Orchid, de Tom Ford. Nada melhor que provar uma sopa gelada de caldo de cana temperada com baunilha do cerrado e cachaça envelhecida com uma tortinha de castanha do Pará para comprovar a teoria. Engraçado como depois de algumas taças de vinho, os convidados – antes um tanto esnobes – àquela altura já estavam relaxadíssimos, trocando impressões sobre os aromas, contando histórias e enfim, se divertindo.

O momento inusitado da noite foi quando sentimos entre outras essências uma de cheiro estranhíssimo. Sabíamos que era ruim, mas ninguém ousou dizer. Até que, num determinado momento, um dos 30 convidados-pagantes disse: "esterco!".  Chandler Burr nos explicou que o tal odor era na verdade o cheiro de ânus do gato. A espécie, conhecida como Civet Cat, vem de algumas regiões da África e do Sudoeste Asiático e tem as glândulas do ânus retiradas para servir de matéria prima de perfumes famosíssimos como o Missoni, fabricado pela marca italiana homônima.

Claro que, quando processado, o odor antes repulsivo se transforma em uma fragrância agradável e adocicada. À mesa, o Civet –ou melhor, o Missoni– chegou na forma de um Parfait de Chocolate com Avelãs e Coulis de Cajá. A esta altura, eu descobri também que a baleia produz uma secreção no intestino chamada Ambergris que serve de base para um dos perfumes mais famosos do mundo, o Chanel nº 5. O preço da "iguaria"? Perto de 25 mil euros o quilo!

No final da noite, depois de quase três horas de cheiros e sabores, perto de 25 fragrâncias e uma certa dor de cabeça, a lição que ficou é que devemos nos livrar dos preconceitos, abrir os pensamentos, as narinas e o paladar para tudo o que estiver ao nosso lado. E isso pode ser tanto com um perfume, quanto com uma comida. Muitas vezes dos piores odores, sabores e aparências podem resultar em uma bela surpresa. Se você não se deixar levar, nunca vai saber.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos