Pinhão é estrela maior do I Festival Gastronômico de Monte Verde

Théo Azevedo

Enviado especial a Monte Verde*

Não que faltassem bons motivos para visitar Monte Verde - a natureza exuberante, o friozinho romântico e as pousadas aconchegantes, para citar apenas três -, mas em maio o passeio ganhou contornos quase irresistíveis.

É que está sendo realizado o I Festival Gastronômico do distrito da cidade mineira de Camanducaia, que fica a 167 km de São Paulo. O evento, que vai até o dia 30 deste mês, celebra o pinhão, semente do pinheiro típico da região.

 
Participam do Festival 14 restaurantes, hotéis e pousadas de Monte Verde, em receitas que incluem o Escondidinho de Pinhão do Fritz, o Pesto de Pinhão, o Mineirinho bem Dotado e o Rizo Negro com Truta de Pinhão. Estas e outras iguarias podem ser degustadas todos os dias, no almoço ou no jantar, por R$ 34 cada prato, por pessoa. “A ideia não é competir entre nós [restaurantes], e sim dar ao turista opções para escolher os ingredientes para comer junto com o pinhão,sem que o preço seja um impeditivo”, explica Sônia Kohen, proprietária do restaurante Villa Donna e uma das organizadoras do evento.

 
Quem estiver em Monte Verde aos sábados, durante a realização do Festival, pode ainda curtir a Sapecada, realizada após as 18h, na Av. Monte Verde (esquina com a Rua Rolinha). Trata-se de uma atração cultural que combina a degustação do pinhão "sapecado" na brasa com apresentações de moda de viola.

 
O evento é também um ensaio para o Festival Gastronômico de Inverno, que será realizado ainda este ano, com o tema “comidinhas de inverno”. “Monte Verde sempre teve uma gastronomia bastante rica e diferenciada, não só pelos pratos típicos da culinária mineira, mas principalmente pela herança europeia” explica Gustavo Arrais, secretário de turismo de Camanducaia e diretor da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde. “De foundues a strudel, passando pela truta, outra especialidade da região, temos um menu que agrada a todos os paladares”, completa.

 

I Festival Gastronômico de Monte Verde
Quando: de 9 de abril a 30 de maio de 2010
Preços: R$ 34 por prato do circuito (porção individual)
Mais informações: www.festivalmonteverde.com.br

 

* O jornalista viajou à convite da AHPMV (Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde).

UOL Cursos Online

Todos os cursos