A barista Isabela Raposeiras ensina 5 dicas para fazer um café com sabor de fazenda

Da Redação

  • Divulgação

    A barista Isabela Raposeiras

    A barista Isabela Raposeiras

Fazer café é simples mas com algumas dicas sua bebida de todo dia pode ganhar toques especiais.

Quem ensina é a barista e mestre de torra Isabela Raposeiras. Com nove anos de profissão, ela é consultora de grandes redes de café do país e dirige a Academia de Barismo e o Coffee Lab, cafeteria no bairro de Pinheiros, onde oferece blends e realiza palestras e degustações.

Confira suas dicas abaixo:
 

1- Se possível, compre sempre café moído na hora. As substâncias responsáveis pelos aromas e sabores de café oxidam 20 minutos após a moagem. Ou seja, tomar café moído é o mesmo que comprar pimenta já moída: ele perde o sabor, pois foi envelhecido pelo contato com o oxigênio.

2- Quando comprar o café, olhe sempre no rótulo e opte por comprar o produto com grãos 100% arábica, de categorias Gourmet ou Especial. Se o nome da fazenda estiver na embalagem, é mais um sinal de que se trata de um café de alta qualidade.

3- Na hora de coar, use sempre água mineral. Ela não contém cloro, que destrói os óleos essenciais da bebida. A água da torneira, mesmo que fervida, mantém altos teores de cloro.

4- Se você mora numa cidade ao nível médio do mar, o melhor a fazer é não ferver a água que usará para fazer o café. Se você morar acima, em cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília ou cidades de serra, pode ferver a água, pois a temperatura será inferior a 100°C.  Note que ferver aqui significa levantar pequena fervura, formando pequenas bolhas, e não entrar em ebulição – desta maneira, a água perde o oxigênio que reage com os óleos essenciais do café.

5- Tome o café imediatamente depois de pronto, do jeito que mais gostar.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos