Cinco dicas para aproveitar melhor os restaurantes e os descontos da maratona gastronômica

RAFAEL MOSNA

Colaboração para o UOL

  • Divulgação

 

Desde segunda-feira (1º), a cidade de São Paulo dá a largada para o mais popular evento gastronômico da cidade. Durante 14 dias, 201 casas participarão do Restaurant Week e servirão menus especiais com entrada, prato principal e sobremesa, por um preço fixo: R$ 27,50 no almoço e R$ 39 no jantar, mais R$ 1 opcional destinado à Fundação Ação Criança.

O evento surgiu em Nova York em 1992 e atualmente acontece em cerca de 100 cidades pelo mundo. Em São Paulo, o festival se tornou um sucesso. Segundo a organização, a edição passada, realizada entre 31 de agosto e 13 de setembro de 2009, contou com um público de 400 mil pessoas. Em 2010, a expectativa é que 500 mil clientes frequentem os estabelecimentos participantes na capital paulista.


Veja abaixo cinco dicas dos organizadores e de quem entende do assunto para aproveitar melhor a São Paulo Restaurant Week:


Comer, Beber, Viver
"Entenda que o Restaurant Week é um evento muito grande, como é, por exemplo, a Mostra Internacional de Cinema. Vá consciente de que haverá filas ou, pelo menos, de que o tempo de espera por uma mesa pode ser maior do que o usual. Entre no clima, peça uma bebida enquanto aguarda, converse... Vejo que, no meu restaurante, o ambiente durante o festival é diferente do que é, geralmente, no dia a dia: as mesas se conversam, contam experiências e indicam restaurantes. É muito divertido!", garante Hugo Delgado, restauranter do Obá Restaurante.
 

Para economizar
"Se o objetivo é gastar pouco, procure saber quais restaurantes possuem carta especial de bebidas para o Restaurant Week [cobrada separadamente]. Dispense o couvert, lembre-se dos 10% opcionais e do estacionamento ou valet. Eu particularmente, gosto de ir com o pensamento de que, já que estou economizando na comida, posso pedir um vinho melhor para acompanhar", sugere Andrea Kaufmann, chef do AK Delicatessen e, até a edição retrasada, júri na seleção dos restaurantes participantes.

Escolha o menu
"Uma boa dica é acessar o site do evento [www.restaurantweek.com.br] e analisar os cardápios oferecidos pelas casas. Normalmente as pessoas escolhem os restaurantes mais famosos, os quais não necessariamente oferecem o melhor menu", conta Fernando Reis Jr, organizador do SPRW.
 

Planeje
"Separe os restaurantes que merecem uma visita e faça um planejamento prévio. No ano passado, muita gente deixou para resolver em cima da hora e acabou sofrendo mais com filas ou lugares esgotados", indica Fabio Benetti, chef do restaurante Paella's Pepe.

Faça sua reserva
"Ligue antecipadamente para o restaurante escolhido e pergunte sobre a possibilidade de reserva. Caso não seja possível ou as reservas estejam esgotadas, convém informar-se antes sobre o tempo de espera previsto por uma mesa", ressalta Raquel Trindade, diretora de marketing da Sodexo, patrocinadora do evento.

 

 

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos